quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O QUE É SATSANGA ?



Trechos retirados do texto

Satsanga
Por Swami Sivananda

Satsanga é uma combinação de duas palavras - Sat e Sanga. Sat significa existência absoluta,  é a natureza essencial do Brahman (criação), é a permanente mudança que sustenta o mundo manifesto. Enquanto a ignorância permanece, realização direta de Brahman é impossível. Quando a ignorância é substituída pela sabedoria, a verdadeira natureza se revela. Este é o maior satsanga.

A outra interpretação possível é quando sentimos devoção a Deus nos aproximamos D’Ele de uma forma relacionada com nosso desejo mais profundo. Os meios para esta realização é também chamado de satsanga. Sat sanga é a condução dos “sábios” para a realização de Brahman. Neste sentido, Satsanga significa estar na companhia daqueles que já perceberam a verdade, bem como aqueles que são aspirantes à verdade.

Satsanga dá uma iluminação espiritual e é um dos meios fundamentais para alcançar a realização em e com Deus. O brilho e o poder do satsanga são indescritíveis. A vibração espiritual e a forte corrente de energia que são produzidas por pessoas que se reúnem para refletir as questões da existência humana, gera uma grande influência sobre a mente. Satsanga eleva a mente a alturas nobres. As palavras e sentimentos gerados num satsanga emanam sabedoria e amor. Satsanga ajuda no processo de purificação da mente. Conhecimento tem origem naqueles cujas falhas foram lavadas pela força da satsanga. Satsanga é a uma maneira acolhedora para mudar a mente de uma pessoa mundana para o caminho espiritual e uma revisão profunda da samskaras (impressões) negativos.

A primeira etapa do satsanga é está na companhia de pessoas justas, boas e dispostas a servi-los. A partir daí, se dá o conhecimento sobre a natureza essencial do Ser, de Eu divino ou Supremo. Em seguida, vem vairagya, desapego para com as coisas deste mundo, e um anseio por Deus, bhakti. Quando bhakti se torna forte, então nos tornamos o amado do Senhor. Nós somos queridos por Ele e por ele escolhido. Por fim, a visão direta do Senhor seguirá.

A prática de sentir a presença de Deus em tudo, ver Deus em cada rosto e cada objeto é, em si, uma forma de satsanga. Muitas vezes, a nossa devoção se acendeu, associando e conversando com os que seguem o caminho para e com Deus. Como uma chama é acesa por outra chama, por isso, o nosso coração pega fogo a partir de outro coração. Sri Krishina diz: "O sábio, Me adora em devoção extasiado com sua mente totalmente em mim, com a sua vida absorto em mim, iluminando o outro;. Já conversando sobre mim, eles estão satisfeitos e muito satisfeitos."

Um aspirante espiritual deve evitar todo o tipo de vibrações negativas. Os efeitos das más companhias são desastrosos. A mente se enche de idéias negativas pelo contato com más companhias. Assim como um berçário é bem vedado no início para proteger as crianças, então você deve proteger-se com cuidado a partir de influências indesejáveis. Você deve ser cuidadoso com você e com as pessoas que mentem, roubam, fazem fofocas e que procuram prazeres sensoriais.
A mente humana é um instrumento muito receptivo. Se você colocá-la num ambiente negativo, ele irá adquirir tendências negativas. Se você colocá-la na companhia de santo, ele vai adquirir traços divinos. Ao pensar em santos, a mente se torna moldada na forma das qualidades de que ele (santo) pensa, e, assim, torna-se puro.

Tudo o que traz pensamentos impuros à mente são companhias e ambientes inadequados de baixa vibração. Mesmo uma pessoa sóbria começa a beber na companhia de um bêbado. Ambiente negativo leva à paixão, raiva, desilusão, perda de memória e da discriminação.

Satsanga com sábios é o melhor agente para inspirar Viveka (discernimento) e vairagya (desapego). E esses atributos não podem ser alcançados sem práticas de satsanga, pois momentos como este removem a ignorância e é preenchido com desapego e discernimento.  Satsanga convida-nos a levar uma vida divina e a termos uma forte convicção na existência de Deus.

Há poucas pessoas no mundo que podem pensar corretamente para si e que dependem de sua própria inteligência na busca da verdade. Essas pessoas são seus mestres e não necessitam de qualquer outro guia. Seu satsanga consiste de meditação sobre a maior inteligência ou consciência.

Pessoas que não podem pensar corretamente e que são seduzidos pela paixão e ilusão constituem a grande maioria. Eles exigem um bom e sábio guru, a fim de levar uma vida disciplinada. Seu satsanga consiste na companhia do guru, o serviço para ele e instruções diretas dele. É apenas o sadhaka (aquele que vive o estilo de vida Yogui) sincero e sério que sabe o valor real de satsanga.

Verdadeiro satsanga dá a força espiritual interior ao aspirante para enfrentar as lutas da vida, vencer as tentações, gerenciar os desejos internos e encher a mente com pensamentos divinos. Apenas a companhia de um sábio não transforma ninguém. Porém, fé em Deus, nos ensinamentos, desenvolve-se lentamente naquele que tem como disciplina a prática de satsanga regular. Satsanga é o maior de todos os purificadores. Sem satsanga, a mente cheia de impurezas não pode ser transformada para a direção de Deus.

Em um satsanga o aspirante recebe lições práticas para o controle da mente, concentração e meditação. Satsanga é, portanto, vital para as famílias que têm de envolver-se em tarefas mundanas. Ele desperta a sua espiritualidade. Satsanga inspira os aspirantes espirituais que estão trilhando o caminho da renúncia. Não há nada tão inspirador,  indispensável e delicioso como satsanga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hari Om ! Obrigado por acessar nosso Blog. Seu comentário será avaliado por nossa equipe e em breve será postado !