sábado, 21 de junho de 2014

GURU POORNINA

 
Gurus da tradição de Satyananda Yoga


O Guru Poornima é a lua mais cheia do ano, no mês de Ashad (julho-agosto), é considerado como o Dia de Guru, um dia sagrado para a memória do grande sábio Vyasa, que editou os quatro Vedas, escreveu os 18 Puranas, o Mahabharata e o Srimad Bhagavata. Este é um dia sagrado, auspicioso, onde os aspirantes espirituais, devotos e discípulos reverenciam seus Gurus através de Pujas (oferendas) e atos de adoração, em honra à sua personalidade divina. Esse ano se comemora no dia 13 de Julho.

Guru significa literalmente o que dissipa a escuridão que está obstruindo para a consciência superior. É o que dissipa os defeitos, a escuridão psíquica, esse é o significado literal de Guru. Porém, em outros termos pode-se dizer que Guru significa mestre espiritual. Conforme Swami Satyananda Saraswati: “Assim como o sol e a lua saem pelo oriente e dissipa a escuridão, da mesma maneira, o Guru chega à vida do discípulo para despertar e iluminar suas potencialidades latentes”. Gurus são considerados a ponte entre o individual e o imortal, entre o indivíduo e Deus.

Todos nós precisamos de uma direção, uma meta, uma orientação para um olhar mais profundo para nossa vida, para nosso crescimento espiritual. Necessitamos de uma luz no nosso caminho, mas necessitamos mais ainda de saber como ascender essa luz, que já existe dentro da gente, porque na maioria das vezes não damos oportunidade de ascendê-la e não sabemos como. E é nesse momento que o Guru nos ajuda a dissipar a escuridão e ascender a nossa luz, através de sua presença de espírito.  

Uma discípula compara o Guru como uma árvore da espécie mangueira. A árvore produz a fruta para os outros se beneficiarem, e não para se alimentar. Assim o Guru é a arvore e o discípulo a fruta. O Guru atrai seus discípulos, assim como as flores da árvore. Depois lentamente as flores transformam em pequenas mangas e há seu tempo estas vão crescendo, passam por tempestades, ventos fortes, pragas, e outras turbulências, mas a árvore esta lá, forte, firme porque suas raízes se aprofundam no chão, dando força, energia, passando seus nutrientes a essas pequenas frutas para cada vez mais crescerem. E essa conexão entre a manga e árvore de um pequeno talo, vai se tornando cada vez mais forte ate amadureceram e o propósito da arvore é cumprida – doar aos outros. 

O Guru Stotram diz:  
 
Gururbrahma Gururvishnuh Gururdevo Maheshvarah.  
Guru é a Brahma, o Guru é Vishnu e o Guru é Shiva.  
 
O Guru é a Brahma porque ele cria para o discípulo dele um mundo novo e maravilhoso; ele é Vishnu porque ele sustenta e o protege, ele é Shiva porque ele aniquila o mundo de individualidade. O Ramacharitamanas (poema épico Hindu) disse que ninguém pode cruzar o oceano de Samsara (ciclo de nascimento e morte do universo) sem a ajuda do guru, até mesmo se ele é Brahma ou Shiva.  

Dedico esse dia a todos os Gurus e em especial os da linhagem de Satyananda Yoga: Swami Sivananda Saraswati, Satyananda Saraswati, Niranjanananda Saraswati, Satyasangananda Saraswati.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hari Om ! Obrigado por acessar nosso Blog. Seu comentário será avaliado por nossa equipe e em breve será postado !