sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Sombra de um Iogue

A Sombra de um Iogue



Há uma história sobre um 'Sadhaka' (aquele que segue um 'sadhana', ou disciplina espiritual) que praticou intensas austeridades por muitos anos com a finalidade de obter "uma visão de Deus". Finalmente, Deus se agradou e ele apareceu ante o aspirante e lhe disse: "Eu estou aqui. Você pode perguntar o que quiser para mim".

O homem disse: "Eu não tenho nada para perguntar, eu fiz o meu 'sadhana', pratiquei austeridade, para que eu pudesse ter o seu 'darshan' (benção). Agora que eu te vi, eu fico muito agradecido, você pode ir e eu tembém vou".

Deus disse: "Agora eu já me comprometi. Tenho que lhe dar algo. Pergunte-me alguma coisa".

O Sadhaka disse: "Eu não pratiquei as austeridades para lhe perguntar algo, eu só fiz isso para obter uma visão de ti".

Deus mais uma vez disse: "Eu devo manter minha palavra, desta forma por favor pergunte algo".

O devoto disse: "Você está me insultando, porque não era a minha intenção pedir nada a você".

Deus tentou uma última vez e o homem ficou tão irritado que ele se virou e se afastou de Deus, dizendo: "Que absurdo é tudo isto!".

Deus, que é considerado como sendo onipotente e onisciente nem sequer reconheceu que ele não tinha nenhuma expectativa ou desejo em seu coração e continuou dizendo: "Pergunte, pergunte, pergunte...".

Deus estava um pouco confuso, disse para si mesmo: "Eu nunca me deparei com uma pessoa assim. Sempre que apareço ante alguém, todos me dão uma longa lista de coisas".

Essa é a razão pela qual eu não apareço para qualquer um. Eu escondo de todos por causa de suas longas listas de perguntas e pedidos".

Aqui está uma pessoa que não tem uma lista e que rejeitou a minha oferta de conceder-lhe coisas especiais. De toda forma, uma vez que eu tenha me comprometido, eu tenho que fazer algo por ele".

Deus continuou observando o homem a medida em que se afastava dele. De repente, Deus notou a sombra do homem e abençoou a sombra com o poder da cura".

O homem não sabia que ele tinha recebido esta bênção e continuou andando e sua sombra fazendo maravilhas a medida que caminhava.

A sombra caiu sobre uma pessoa cega e ela passou a ver, a sombra caiu sobre um homem coxo e ele passou a andar, a sombra caiu sobre uma pessoa morta e ela ressuscitou.

O homem, totalmente alheio ao poder de sua sombra, seguia seu caminho com uma grande multidão que passou a segui-lo.

Se você estivesse em seu lugar, o que você teria feito? Você teria pedido a Deus que abençoe sua mãe, em seguida, tiraria fotos de família, você teria acrescentado seu filho, filha, marido ou esposa a sua lista. Naturalmente, você teria demandas e pedidos. As demandas vêm quando nos identificamos com nós mesmos.

Esta "auto identificação" é uma das maiores loucuras, uma da maiores tolices, na vida espiritual.

Quando você olha para a vida de santos, em todas as tradições e religiões do mundo, percebe que uma das características da santidade é o altruísmo, não o egoísmo.

É no altruísmo que nos tornamos livres dos efeitos que nos atam e escravizam aos Karmas, aos Samskaras, ao desempenho e às atitudes.

Swami Niranjanananda
Bihar School of Yoga





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hari Om ! Obrigado por acessar nosso Blog. Seu comentário será avaliado por nossa equipe e em breve será postado !